terça-feira, janeiro 6

Quando era pequena, achava que os meus pais tinham as duas profissões mais fixes de todas as profissões do mundo.
Quer dizer, era mesmo como nos sonhos ou nos filmes! O meu pai era o herói e a minha mãe a rainha doce. Adorava dizer aos meus amigos que o meu pai tinha uma pistola e que a minha mãe ensinava meninos e meninas pequenos. Era bué de fixe ter o meu pai fardado lá na escola para me ir buscar. E era bué de fixe ter os bolos de aniversário mais giros e saber as canções todas da pequenada e cantá-las ao desafio com a minha mãe.
Agora nem por isso...
Agora, a minha mãe é mais um dos muitos professores que considera injustas as medidas tomadas por aquela dona senhora ministra (sobre a qual não vou tecer comentários). Percebam-me, o problema não são os objectivos de todas as medidas que estão a ser postas na prática. Poucos são os profissionais que não concordam com a necessidade das avaliações dos professores e, são menos ainda, aqueles que contestam a necessidade de separar os bons profissionais dos maus. Esse não é o problema nem nunca foi, aliás. O problema é que a maioria das separações e avaliações estão a ser feitas por pessoas que não sabem avaliar a não ser por comparação, não tiveram correcta formação para tal. Mas enfim, ser professor é só ensinar. Fácil, nem exige... Fácil, digo-vos eu, não é ouvir-se dizer mal da nossa mãe, como eu já ouvi. Apenas por defender os seus ideais.
Agora, o meu pai... O meu pai é mais um dos muitos profissionais que cumpre ordens. Acho que o maior problema daqueles que reclamam com as 'autoridades' é não perceberem que eles - aqueles que estão no terreno, pois claro - estão a cumprir ORDENS.
O meu pai trabalha turnos e turnos por semana, turnos e turnos por mês e turnos e turnos por ano. Mais do que eu gostava. Não esteve em casa na maioria dos natais nem teve tempo para comer as passas em muitas das passagens de ano. O trânsito não cessa nessas alturas, e o meu pai também não.
Também já ouvi dizer mal do 'estupor daquele guarda que me passou uma multa por eu ir a 200 km/h na autoestrada'. O tal 'estupor' é o melhor pai do mundo, mas desse nunca ouvi dizer bem.

Mas enfim, a gente vive com isso.

3 comentários:

SoulHeaven disse...

Olá! =D

Vou começar pelo pai: 1º, não considero os guardas uns estupores porque, para além de nunca me terem apanhado (lol), os que até hoje me mandaram parar foram muito simpáticos! E o meu pai tem muitos e bons amigos com essa profissão! ;) em 2º, o meu pai também trabalhou anos e anos em turnos, e agora trabalho eu... e é uma pena não se saber dar valor ao esforço que é gerir a vida e uma família a trabalhar assim... Passei muitos natais sem pai, e nos últimos fins-de-ano, como já tinha carta, metia as passas, o champanhe e a família no carro e ia passar ao trabalho com ele! =D

Da mãe, sei pouco sobre a matéria da avaliação de professores, mas cheira-me que tudo isto gira à volta de alguém que acha que nasceu para dar ordens, não para viver em democracia. Avaliar os professores não deve ser fácil, até porque avaliar passa por usar um termo de comparação. Problema: Como é que se escolhe um termo de comparação em algo tão subjectivo como o ambiente escolar, as condições de trabalho e sem a certeza da credibilidade de quem avalia!? Dá para falarmos sobre isto durante anos...

Quanto ao resto, em Portugal toda a gente fala mal de tudo. Ninguém se preocupa em perceber o outro lado, nem a própria comunicação social (e eu agora podia dizer mal dos profissionais que exercem a comunicação social, mas não o faço porque o problema está em quem gere e define a forma de fazer comunicação social e de fornecer a informação aos cidadãos), que quando a minha classe profissional esteve de greve conseguiu relatar e informar Portugal com as maiores barbaridades, e nem vou falar dos comentários on-line daqueles que, não percebendo nada do assunto, não deixaram de nos espezinhar e deixar a sua crítica de sarjeta!

Anyway, vai sempre existir alguém que, por estereótipo, fala mal de muita gente. O que importa é esse teu orgulho no pai e na mãe, pois é isso que os retira do 'bolo' em que os enfiam, e lhes dá a certeza de que tudo até agora valeu a pena! =D És, de certeza, tão importante para eles como eles são para ti! ;)

Beijinhos! E boa sorte para os exames! :P

Girstie disse...

A minha era professora. Agora já está reformada e em bom tempo. O problema é que já ninguém deixa ensinar os miudos nem lhes por regras e eles abusam.
Da profissão do teu pai toda a gente fala mal porque não quer ser multado. Mas se as leis são para cumprir o estupor maior é quem a apannhou (a multa) e nem quem a passa.

Os teus pais são e serão sempre os melhores para ti e é o que mais importa ;)
beijos

Pipe Shadow disse...

Bom exemplo de como as perpectivas mudam com o crescimento (mental) da pessoa!